Quanto tempo falta para o Natal?

domingo, 12 de dezembro de 2010

Resumo das "Lendas do Mar"

Em cada semana a professora leu um capítulo e nós elaborámos resumos. Podemos mostrar-vos os nossos resumos, assim se não tiverem oportunidade de ler o livro ficam à mesma a conhecer a sua magia.

Resumos:

1- “Castigo de sal”
    Há muito tempo, quem mandava na Terra era o Rei das Águas. Ele tinha muito poder e todos o respeitam. O Rei vivia no castelo, onde os seus filhos brincavam. A Água era a sua filha mais irrequieta. Ela era doce e não respeitava as ordens do seu pai.  
Um dia o pai castigou-a para sempre: tornou-a salgada.
        E foi assim que as águas do mar deixaram de ser doces.

2- ”Grão a grão se trava o mar
    O grande Rei das Águas adoeceu e acabou por morrer. Os seus filhos começaram a discutir, porque todos queriam tomar o seu lugar.
    A Água queria invadir a Terra, mas não conseguiu. Os grãos de areia juntaram-se e assim formaram as dunas.   

3- “O reino das sete ondas”

             Era uma vez um Rei muito rico e muito triste. Ele vivia sozinho e sem nada para fazer. Certo dia, o Rei chamou a feiticeira Maresia e pergunto-lhe como iria ser o seu futuro. A feiticeira tentou desvendar o futuro do rei e disse-lhe que ele já tinha feito tudo. Então, o rei continuava triste e a feiticeira pensou lançar uma magia sobre o mar, para que este se agitasse e devolvesse alegria ao Rei.
             Com a sua magia, o mar passou a mover-se em ciclos de sete ondas. O rei ficou feliz e ofereceu à feiticeira uma ilha com fontes e árvores.

4- “Os 3 avisos do mar”

Era uma vez um pescador que tinha uma grande fortuna e estava sempre a pedir ao Deus das águas mais peixe.
Um dia, o pescador dirigiu-se para cima de um rochedo para pedir mais peixe. A maré começou a subir e um pescador de barco foi avisá-lo para sair enquanto era tempo.
    O pescador continuou em cima do rochedo, cercado de água. De repente, apareceu uma gaivota e ele voltou a não ligar. Por fim, passou um peixe-voador a avisá-lo e ele mais uma vez não deu ouvidos.
    O velho pescador ficou cercado e acabou por adormecer.
    De manhã, o pescador ficou contente por estar vivo e aprendeu a lição. De seguida distribuiu os seus barcos pelos pescadores pobres e cada vez que lhe aparecia um peixe-voador, ele libertava-o porque podia ter sido ele a avisá-lo.


5-“A ambição das luas”
   
O sol e a lua casaram-se, e a lua teve várias luazinhas.
    Um dia, as luas disseram à mãe que ela estava a ficar velha e que elas podiam ocupar o seu lugar. A mãe mandou-as para os oceanos, e foi assim que se formaram as ilhas.
               
6-“O dia da sereia”
   
Um dia, o mar estava muito agitado e atirou uma sereia para cima de um Rochedo.
    Na praia, apareceu um pescador muito pobrezinho que não tinha barco e pescava em cima de um rochedo.
    Ele viu a sereia e ela pediu-lhe ajuda. Ela não conseguia voltar para o mar. Então a sereia fez uma promessa: se ele a devolvesse ao mar, ela aparecia com ouro e prata para lhe oferecer. Passado muitos anos o pescador envelheceu e a sereia continuou bela.

7-“A fada das ondas”

Era uma vez uma casa feita de madeira, lá vivia uma mulher que ninguém sabia ao certo quem era. Havia pessoas que diziam que ela era uma bruxa.
Ela estava sempre com muita atenção ao mar, para se alguém estivesse aflito, ela iria salvar.            
Um dia, apareceu à sua porta um pescador a deitar sangue, porque o barco foi contra os rochedos e perdeu a tripulação.
Depois apareceu lá um homem rico que tinha perdido a sua riqueza.
A seguir apareceu lá outro pescador, o seu barco tinha ido contra um rochedo e vários homens tinham roubado toda a pescaria e afundaram-lhe o barco.
           Depois, os três homens foram contar ao rei o que lhes aconteceu e que a mulher ajudou-os sempre. O rei ficou tão contente e quis conhecê-la, mandou três emissários à procura dela.
Quando os emissários chegaram à sua casa, a mulher não estava lá. Eles encontraram uma gaivota e pensaram: às vezes ela é mulher, outras vezes é gaivota e também sereia. Ela era a fada das ondas!

Sem comentários:

Enviar um comentário